Filig 2018Seminários

A cultura indígena como fonte de inspiração

6 de setembro de 2018

Segundo Seminário Filig de Leituras acontece no próximo dia 12, no Sesc, com o ilustrador e artista plástico Bruno Gomes. Interessados podem se inscrever gratuitamente pela internet

Após um primeiro encontro para discutir a literatura e a cultura indígena, o valor poético e inspirador dos costumes e tradições desses povos entra em debate no segundo Seminário Filig de Leituras promovido pelo Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns – Filig. Com o tema “A ancestralidade indígena como inspiração criativa”, o evento, que será no dia 12 de setembro, no Salão Jaime Pincho, no Sesc, terá como convidado o ilustrador, artista plástico e pesquisador Bruno Gomes.

Para participar, os interessados podem se inscrever gratuitamente pelo site da Sympla (https://bit.ly/2o0iDGB). “Em setembro, damos continuidade à realização dos seminários voltados para a formação constante do público leitor. Para isso, é de extrema importância o engajamento da população, em especial de educadores e agentes que atuam no campo literário”, ressalta John Alencar, gerente geral da Ferreira Costa, que realiza o festival desde 2014 em parceria com a Proa Marketing Cultural e Projetos.

O encontro começa às 8h e vai reunir professores, mediadores de leitura e representantes indígenas, além de bibliotecários e estudantes dos cursos de Letras Vernáculas e Pedagogia. Após credenciamento, o curador do Filig, Luciano Pontes, vai falar sobre a programação do festival, as obras trabalhadas e os autores convidados deste ano. Em seguida, às 9h30, tem início a roda de conversa com Bruno Gomes (foto ao lado) sobre o tema do seminário, com mediação de Luciano Pontes. Ilustrador e artista plástico, o pesquisador convidado desenvolve seu trabalho em aldeias e comunidades indígenas, onde busca inspiração para criar projetos literários.

O evento segue até as 16h, com apresentação do acervo do festival e entrega de kits de livros. “Este será o segundo encontro que realizamos em 2018 e tivemos uma resposta muito positiva no primeiro. Queremos envolver toda a comunidade, formando uma grande rede de diálogo e de leitores”, explica Maria Chaves, produtora executiva da Proa Marketing Cultural e Projetos. O terceiro e último Seminário Filig de Leituras está previsto para 29 de novembro, também no Sesc Garanhuns.

Filig – A quarta edição do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns acontecerá entre os dias 18 e 20 de outubro. Durante o período, o festival vai promover uma série de atividades literárias gratuitas para família. Além de espaço para leitura e apresentações artísticas. O Filig é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura, idealizado pela Proa Marketing Cultural e Projetos e Ferreira Costa, com apoio da Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Educação Municipal, e do Serviço Social do Comércio (Sesc) Garanhuns.

Ferreia Costa – Considerado o maior Home Center do Norte e Nordeste e com mais de 134 anos, a Ferreira Costa ocupa, hoje, o 5º lugar no ranking nacional de varejistas, de acordo com a revista Anamaco. A empresa conta hoje com aproximadamente 3 mil colaboradores diretos e 400 promotores para apoio de vendas, três lojas em Pernambuco, uma na Bahia e uma em Sergipe. Disponibiliza nelas mais de 75 mil itens para casa e construção, incluindo utilidades domésticas, decoração, móveis, eletrodomésticos, equipamentos para bares e restaurantes e setor automotivo. Climatizada e com estacionamento, a rede oferece diversos serviços ao consumidor como clube do profissional, lista de casamento com compras online, televendas, vendas corporativas e centro automotivo. Nesse tempo de atuação, acumula várias conquistas, como o Prêmio Especial de Atendimento ao Consumidor, Troféu Lojista CDL Salvador, Recall de Marcas, Marcas que eu e o 1º lugar das maiores e melhores do Nordeste, da última edição da Revista Anamaco.

Serviço – 2º Seminário Filig de Leituras
Local: Salão Jaime Pincho, Sesc Garanhuns, Rua Manoel Clemente, 136, Centro
Data: 12 de setembro
Horário: 8h às 16h
Inscrição gratuita e online: https://bit.ly/2o0iDGB.