Filig 2015 | Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns

De a

Filig

Filig

Você é o nosso convidado para a grande festa da literatura infantil, que volta a movimentar o município de Garanhuns, no Agreste pernambucano, de 15 a 18 de outubro. Aqui você vai encontrar todas as informações sobre a segunda edição do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, o Filig. Com o tema “Poesia, rima e prosa da fantasia”, o Filig é uma realização da Proa Cultural, em parceria com a Ferreira Costa, Prefeitura de Garanhuns, Secretaria de Educação de Garanhuns e o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Garanhuns; e conta com a participação de escritores e ilustradores do Brasil e do exterior.

A programação é voltada tanto para a criançada, como para os adultos. Nas atividades previstas, o público poderá participar de oficinas, sendo quatro para crianças e quatro para adultos, que serão realizadas no Sesc Garanhuns pela manhã e à tarde. A programação segue no Parque Ruben van der Linden, mais conhecido como Pau Pombo, no turno da tarde. O espaço, que fica na área central de Garanhuns e tem infraestrutura de lazer, receberá espaços de leitura, bate-papos, lançamentos, feira de livros e apresentações culturais. Já a programação de palestras para o público adulto será realizada à noite, no auditório do Sesc de Garanhuns. Todas as atividades são abertas ao público.

Aqui no site e nos perfis do Filig nas redes sociais (@filigfestival), além de detalhes sobre a grade de programação, você poderá encontrar informações sobre os convidados, sugestões de leituras, e conhecer outras atividades que o Festival promove ao longo do ano com a proposta de contribuir para transformar Garanhuns numa cidade de leitores. Seja bem-vindo!

O Filig será realizado na cidade de Garanhuns, Pernambuco, na Unidade Executiva do Sesc Garanhuns e no Parque Ruber Van der Linden (Pau-Pombo). O FILIG 2015 será dividido em polos para facilitar as ações formativas e o acesso aos conteúdos direcionados para o público infantil e adulto. Conheça cada um deles:

POLO FUVIANDO – aberto para uma descontraída conversa com escritores e ilustradores sobre como escrever, ilustrar e criar para crianças. Neste espaço também será realizada rodas/mediações de leitura dentro do projeto “Leitura Aberta”.

POLO CARAMIOLAS – voltado para ações formativas destinadas a crianças e adultos abordando a criação literária textual e visual.

POLO CURIÓ – Espaço para o diálogo entre diferentes criadores, dentre os quais escritores, ilustradores e editores, direcionado ao público adulto. Neste polo também acontecerá diversas apresentações artísticas, lançamento de livros, interveções literárias e muito mais!

POLO ESPIA – vai reunir artistas e espetáculos de artes cênicas que foram criados a partir da literatura, tendo como foco a poesia.

O Filig é um projeto formado por dois grandes momentos:

Encontros de Formação Continuada

Muito mais do que um festival que movimenta Garanhuns, o Filig realiza ações ao longo do ano com a proposta de incentivar a formação de leitores. De agosto a dezembro, acontecem os Encontros de Formação Continuada voltados para os profissionais que já atuam no universo literário infantil em Garanhuns. Neste ano, O Filig iniciou um projeto-piloto desenvolvido em setes salas de leituras e três bibliotecas de Garanhuns, que passarão a contar com catalogação do acervo a partir de um sistema de cores. Todos os profissionais que atuam nestes espaços estão sendo capacitados nos encontros de formação continuada, ministrados pela coordenadora pedagógica do Filig 2015, Érica Verçosa, e pela bibliotecária Cida Fernandez, integrante do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF), que desenvolveu o Sistema de Classificação por Cores.

O Festival

Entre 15 e 18 de outubro de 2015, escritores e ilustradores do Brasil e do exterior estarão reunidos em Garanhuns, no Agreste pernambucano, para compartilhar, com crianças e adultos, suas experiências sobre o universo da literatura infantil. O festival vai contar com uma ampla programação aberta ao público, com oficinas para crianças e criadores locais, bate-papo com autores nacionais e internacionais, espaços de leitura, palestras com convidados nacionais e internacionais, debates com editores e intervenções literárias em espaços públicos da cidade. Para ajudar na construção do Filig, a Proa convidou o escritor, ator e cenógrafo, Luciano Pontes para assumir a curadoria do evento.

De temperatura amena e localizada entre sete colinas, Garanhuns é uma cidade no interior de Pernambuco com clima de montanha, paisagem permanentemente verde e com uma variedade de flores espalhadas pelos jardins e parques que lhe conferem o título de Cidade das Flores ou, Suíça Pernambucana.

Com cerca de 130 mil habitantes, Garanhuns vem se consolidando como um polo educacional, comercial, pecuário e de turismo no Agreste Meridional. Hospitaleira, Garanhuns tem eventos culturais durante todo o ano.

Durante o Filig, aproveite também para conhecer a cidade e suas inúmeras atrações turísticas. O Relógio das Flores, na Praça Tavares Correia, é, talvez, a mais icônica delas. De tão fotografado há mais de 30 anos, tornou-se o principal cartão-postal da cidade. Também se destacam na paisagem, a Praça Souto Filho e os parques Euclides Dourado, ou dos Eucaliptos, e Ruber van der Linden, também conhecido como Pau Pombo.

Confira locais para se hospedar em Garanhuns

» Hotel Colinas

Rua Dr. José Mariano, 401, Centro

Telefone: (87) 3761.3539

E-mail: luiz.firmino@hotmail.com

» Hotel Diplomata

Rua Dr. José Mariano, 194, Centro

Telefone: (87) 3761.0539

E-mail: diplomata.hotel@hotmail.com

» Garanhuns Palace

Av. Rui Barbosa, 626, Heliópolis

Telefone: (87) 3762.8750

E-mail: reservas@garanhunspalace.com.br

» Hotel Garoa

Praça Manoel Jardim, 110, Centro

Telefone: (87) 3762.4320

E-mail: hotelgaroa@gmail.com

» Mael Plaza Hotel

Av. Júlio Brasileiro, 613, Heliópolis

Telefone: (87) 3762.1222

E-mail: hotelmaelplaza@hotmail.com

» Hotel Maville

Av. Santo Antônio, 187, 1º andar, Centro

Telefone: (87) 3761.0414

» Hotel Rodrigues

Av. Rui barbosa, 688, Heliópolis

Telefone: (87) 3761.0441

E-mail: hotelrodrigues@hotmail.com

» Tavares Correia

Av. Rui Barbosa, 296, Heliópolis

Telefone: (87) 3762.0250

E-mail: reservas@tavarescorreia.com

» Colônia de Férias do Sesc

Rua Manoel Clemente, 161, Centro

Telefone: (87) 3762.8300

E-mail: jcalado@secspe.com.br

» Hotel Vivo

Av. Santo Antônio, 179, 1º andar, Centro

Telefone: (87) 3762.9080

E-mail: hotelvivo@hotmail.com

» Hotel Village

Avenida Santo Antônio, 149, Centro

Telefone: (87) 3761.3624

E-mail: hotelvillagegaranhuns@hotmail.com

» Hotel Real

Av. Júlio Brasileiro, 6473, Heliópolis

Telefone: (87) 3761.2160

E-mail: hotelrealgaranhuns@gmail.com

» D´nyl Hotel

Praça Dom Moura, 302, Centro

Telefone: (87) 3761.0998

E-mail: hoteldnyl@gmail.com

» Hotel Suisso

Rua Dr. José mariano, 93, Centro

Telefone: (87) 3761.6283

E-mail: hotelsuisso@hotmail.com

» Hotel Fazenda Alvorada

Rua Duarte Coelho, 110, Heliópolis

Telefone: (87) 3761.4938

E-mail: htlfazendalvorada@hotmail.com

» Hotel Azevedo

Rua Coronel Antônio Victor, 57, São José

Telefone: (87) 3762.6969

E-mail: hotelazevedo@hotmail.com

» Hotel Maria Eliza

Praça Dom Moura, 322, Centro

Telefone: (87) 3762.0057

E-mail: roberto_vmelo@hotmail.com

» Hotel Ipanema

Praça Manoel Jardim, 42, Centro

Fone: (87) 3763.1232

E-mail: ipanema.hotel@hotmail.com

» Figueredo Hotel

Rua Oliveira Lima, 337, 1º andar, Heliópolis

Telefone: (87) 3762.3237

» Pousada Columinho

Av. Caruaru, 825, Heliópolis

Telefone: (87) 3762.0529

E-mail: pousadacoluminho@pousadacoluminho.com.br

» Hotel Pousada Cidade Serrana

Próxima à antiga Brahma, Heliópolis

Telefones: (87) 9638.5689 ou (87) 3762.3145