Apresentação

Há 5 edições, o Filig busca contribuir para transformar Garanhuns em uma cidade leitora!

Com mais de 10 mil pessoas impactadas, o Filig já trouxe 30 convidados internacionais, nacionais e locais para uma programação que até agora já contou com mais de 170 horas de atividades literárias e culturais. Nas escolas, atendemos mais de 72 instituições de ensino infantil e foram 8 mil livros doados. Capacitamos cerca de 200 professores em 12 ciclos de formação.

Nas redes sociais, chegamos a alcançar 300 mil pessoas e 5 mil visitas ao nosso site.

Você faz parte dessa história! Vamos juntos construir essa edição comemorativa?

O festival vai acontecer entre os dias 24 e 27 de outubro, na cidade de Garanhuns. Com o tema “Africanidades: Um mundo de Histórias e Memórias” buscamos na identidade oral, escrita e visual, o que a cultura africana e afro-brasileira fundamentou na nossa história e revelar sua potente produção literária. Será preciso se arriscar nas infinitas possibilidades com a leitura. Por isso, deixe-se levar por entre linhas, cores, texturas e narrativas nesta edição que preparamos com muita esperança de fazer da leitura uma descoberta infinita de histórias.

O Festival, que acontece desde 2014, entende a literatura como um direito da criança e como uma ferramenta de formação. Por isso, a cada edição, promovemos o encontro de criadores e leitores com intuito de partilhar experiências e fomentar, desde cedo, o apreço pela leitura. O Filig é idealizado pela Ferreira Costa e Proa Marketing Cultural e Projetos, e conta com a curadoria do escritor e ilustrador pernambucano Luciano Pontes. Você pode encontrar as informações sobre os convidados, sugestões de leitura, além de conhecer outras atividades do Festival ao longo do ano por aqui e em nossas redes sociais (@filigfestival).

Seja bem-vindo e boa leitura!