Exposição IlustrImagem

A ilustração é tão sedutora quanto a palavra, ela tem o mesmo peso e importância numa narrativa no livro infantojuvenil. Seus traços, cores, formas, texturas, dimensões traduzem e configuram um mundo inventado e não apenas a reprodução da realidade em que vivemos. E por isso, um fascinante mundo onde se configura realidades imagináveis para se contar uma história.

Na 3ª edição da exposição ILUSTRImagem dentro da 4ª edição do Filig queremos dar continuar há um espaço aberto para ver, contemplar, comentar, relacionar e narrar suas e outras histórias a parir de estímulos visuais cheias de sentido poético como as obras Fim da Fila de Marcelo Pimentel e Abaré de Graça Lima. Um lugar especialmente montado desde 2016 para ler as imagens de forma coletiva ou particularizada numa galeria de imagens integrada a arquitetura de um parque como o do Pau Pombo, em Garanhuns. Expondo livros de narrativas visuais que dialogam com tema da edição do Filig desse ano, POVO EM FORMA DE HISTÓRIAS. As pranchas podem ser apreciadas, isoladamente, e serem lidas sem seguir a sequência de começo, meio e fim gerando na imaginação dos leitores novos sentidos e enredos. Mas também podem seguir os passos apontados pelos autores, para refazer os caminhos criados por eles. Esse é um jogo montando pelo seu olhar e interesse, o bom é descobrir as tantas formas de se contar e ler histórias.

A linguagem visual mobiliza os sentimentos plurais do humano, extrapolam culturas e ganham, pelo olhar do leitor, um repertório visual compondo uma galeria de sentidos e visões para mundo dentro e fora do livro. Por isso, acreditamos e esperamos que ao expor ilustrações, estamos possibilitando caminhos diversos para a leitura e leitores. Essa é uma das maneiras que encontramos para despertar esses itinerários visíveis e invisíveis do conhecimento. Que este espaço possa revelar, criar e estabelecer as tantas formas que traduzem a cultura indígena em Um povo cheio de histórias.

Luciano Pontes
Escritor e ilustrador, curador do Filig.

 

Biografias

Marcelo Pimentel – RJ

Ilustrador e designer gráfico carioca formado pela Escola de Belas-Artes da UFRJ, atua desde 1992 no meio editorial, para o qual ilustrou cerca de trinta livros infantojuvenis.

Seu trabalho foi exposto em mostras de ilustração na Eslováquia, na Sérvia, na Coreia do Sul e no Japão, tendo recebido por duas vezes o selo “Altamente Recomendável” da FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e a menção The White Ravens da Biblioteca Internacional da Juventude, em Munique.

Em 2015 Marcelo conquistou o Grand Prix do Nami Concours – Concurso Internacional de Livros Ilustrados da Ilha de Nami, na Coreia do Sul, com seu livro de imagem “O fim da fila” (Editora Rovelle). Após ter sido também publicada na Suíça, no México, na China e na própria Coreia, a obra foi, no ano seguinte, finalista do Prêmio Alemão de Literatura Infantil e, por fim, adaptada para um curta de animação exibido em vários festivais internacionais de cinema.

Recentemente, lançou seu segundo projeto autoral, “A flor do mato” (Edtora Positivo), baseado em uma história da Zona da Mata nordestina, na qual reinterpreta os grafismos do Maracatu rural.

Leia mais, acesse: www.marcelopimentel-rj.blogspot.com.br.

Graça Lima – RJ

Ilustradora Carioca, formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Design pela PUC/RJ e Doutora em Artes Visuais pela EBA/UFRJ. Trabalha com ilustração de livros Infantis desde 1990 tendo mais de 100 livros com seu traço. Recebeu vários prêmios com seu trabalho, entre eles: 4 prêmios Jabuti da Câmara Brasileira do Livro, diversos prêmios da FNLIJ, sendo o último em 2017 – melhor livro infantil e melhor ilustração – Boca da Noite. Teve livros indicados entre os 30 melhores do ano em 2012 e 2013, pela Revista Crescer. Recebeu a menção White Ravens da Biblioteca de Munique na Alemanha por 9 de seus trabalhos e recentemente o livro Boca da Noite, com suas ilustrações, recebeu a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan na Suécia. Participou de exposições e catálogos no Brasil e no exterior. Atualmente é professora da Escola de Belas Artes/UFRJ.

Leia mais, acesse: http://gracalimadesenhos.blogspot.com.